Reunimos instruções que Keiko Sato segue para fazer um bom café, do momento da compra até a hora de chegar à xícara. Confira:
- Tudo começa na compra: se puder bancar, o melhor é optar por grãos, não pelo café já moído. Nos dois casos, fique de olho na data e tente comprar bem fresco.
- Adquira pequenas quantidades, de preferência o que vai consumir naquela semana mesmo, e armazene bem — mas nada de colocar na geladeira, avisa Sato.
- Descubra a moagem certa (fina ou grossa) para o tipo de preparo que você quer. Lojas especializadas podem ajudá-lo a moer.
- Acerte na quantidade: geralmente a proporção ideal é de 10% de café para 90% de água. Assim, para 200 ml, por exemplo, você vai precisa usar 20 g.
- A água não precisa estar escaldante. O calor excessivo dá gosto de queimado, atrapalha na degustação e ainda é prejudicial à saúde.
- Se estiver usando filtro de papel, antes de colocar o café jogue água quente nele (e despreze essa água filtrada). Isso serve para tirar o seu gosto de celulose.
-
Outra dica para o café coado: coloque a água aos poucos, fazendo movimentos circulares. Essa pré-infusão faz o café receber a água quente uniformemente.
Fonte: Revista Galileu